O nível de alfabetização de um país reflete seu contexto socioeconômico e político, além da dimensão da desigualdade social que existe entre seus cidadãos. O acesso à educação e cultura diminui esse abismo e proporciona mais oportunidades. É uma questão tão importante que não pode ser lembrada em apenas um dia, embora ele exista - o Dia Mundial da Alfabetização - celebrado em 8 de setembro e criado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).
Aprender ler e escrever é uma forma de compreender o mundo e o ambiente onde vivemos. É a porta para um universo de possibilidades, além de ser base para uma educação formal construtiva que permite a comunicação de pensamentos e a compreensão de ideias.
Neste cenário, por meio do Programa Construir e Fomentar, a Fomento do Brasil oferece apoio financeiro a iniciativas que melhorem a qualidade de vida das comunidades onde a empresa está inserida. Uma destas iniciativas é o Programa Alfaletrar, que promove aulas de alfabetização nas zonas urbana e rural de Sítio Novo para crianças e jovens que estejam com dificuldades nos processos de ler e escrever.
Nós, da Fomento do Brasil, felicitamos todos os educadores e alunos aos quais se dedicam ao reforço do aprendizado!
Comments