top of page

Dia do Folclore brasileiro

Pertencer e se orgulhar! O Dia do Folclore é celebrado internacionalmente no dia 22 de agosto, inclusive no Brasil, quando foi oficializado em 1965 por meio de um decreto federal. Já a palavra folclore (folklore, do inglês) foi criada ainda em 1846 pelo escritor inglês William John Thoms, que fez a junção de folk (povo, popular) com lore (cultura, saber) para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação em um conjunto de práticas e saberes que é transmitido de geração para geração.


É um momento fundamental de celebrar o pertencimento de um povo às suas raízes. Lendas, superstições e festas são alguns exemplos da vasta e riquíssima cultura brasileira, do Oiapoque ao Chuí, e o nosso Sertão Nordestino é referência especial desta riqueza, com frevo, maracatu, forró, festas juninas, quadrilhas, bumba-meu-boi, Boi de Reis, Boitatá, Mula sem Cabeça e tantos outros, manifestações comemoradas com muito carinho e paixão.


Nós, da Fomento do Brasil, celebramos as culturas nordestina e brasileira! Não importa onde você esteja, festeje suas raízes de coração aberto, com muito orgulho e alegria!


Comentarios


bottom of page